Informe - News

Projeto de norma exclusiva para estacas pré-fabricadas vai a consulta pública


O projeto da norma técnica exclusiva para estacas pré-fabricadas de concreto entrou em consulta pública. O texto elaborado pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB-18/ABNT) aborda aspectos técnicos e de garantia de qualidade nas etapas de fabricação, manuseio, estocagem e transporte das estacas.

Além disso, a normativa destaca ao estabelecimento de parâmetros mínimos para o módulo de elasticidade do concreto, determinação do tempo mínimo de concretagem para a cravação de estacas em obra e a obrigatoriedade do anel ter o mesmo formato da seção transversal da estaca.

De acordo com informação do engenheiro Luís Fernando de Seixas Neves, que atua como secretário da comissão técnica que estuda o assunto, a mudança da norma não terá grande impacto para empresas que confeccionam estacas em fábricas, seguindo um controle de qualidade razoável. O impacto maior será para quem produzir estacas no canteiro.

Ainda segundo Neves, a criação da norma de estacas trará consequências na revisão das normas NBR-6118 (Projeto de estruturas de concreto - Procedimento) e NBR-9062 (Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado). A consulta pública vai até 10 de outubro no site da ABNT.

SERVIÇOS

Video em Destaque

Nossa localização

Av. Transbrasiliana Qd. 610 Lt. 03
St. Nova Suiça, Goiânia - GO
.